PF e Receita Federal miram grupo que enganou empresários em BH

  • Início
  • Gerais PF e Receita Federal miram grupo que enganou empresários em BH
Estima-se que o grupo criminoso tenha causa o prejuízo de mais de R$ 44 milhões aos cofres públicos

PF e Receita Federal miram grupo que enganou empresários em BH

10 de outubro de 2022 guestus Comments Off

(foto: Polícia Federal/Reprodução)


A Polícia Federal e Receita Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (6/10) uma operação contra os crimes de estelionato e associação criminosa na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Belo Horizonte e Nova Lima. Além disso, a Justiça também decretou o bloqueio de 13 contas bancárias que seriam do grupo fraudados.

Segundo as investigações, o grupo se apresentava como “consultor” e abordava empresários alegando, de forma enganosa, que os contribuintes teriam direito ao ressarcimento de tributos.

Essas empresas corrigiam as declarações informando que o ganho de receita teria sido pela venda de produtos sujeitos à tributação monofásica de Pis e Cofins. Ocorre que não existia essa venda ou ela era muito inferior ao declarado, o que gerava o ressarcimento de valores pagos em razão desses tributos.

De acordo com a Polícia Federal, estima-se que o grupo criminoso tenha causa prejuízo de mais de R$ 44 milhões aos cofres públicos.

Os responsáveis pelos escritórios de “consultoria” que ofereceram esses serviços poderão ser responsabilizados pela prática dos crimes de estelionato e associação criminosa.

Para a operação foram mobilizados 36 Policiais Federais e 18 Auditores da Receita Federal.

Fonte:
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/10/06/interna_gerais,1403721/pf-e-receita-federal-miram-grupo-que-enganou-empresarios-em-bh.shtml